10 regras para fazer um bom currículo

8 Regras para fazer um bom currículo

Alguns erros na hora de fazer seu currículo poderão custar á você aquela vaga que tanto almeja conquistar. Portanto, é fundamental seguir algumas regras na hora de preparar um bom currículo.

Antes de preparar ou atualizar seu currículo, é importante lembrar que ele conta a história da sua vida. De acordo com a diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul (ABRH-RS), Solange Azambuja, “o grande desafio para os candidatos a uma vaga é saber montar um currículo que ao mesmo tempo reúna as informações mais importantes da vida profissional do candidato e seja atraente aos olhos do analisador. Tudo isso em poucas páginas. ”

Você pode ser um excelente candidato, mas passar uma imagens ruim ao seu respeito, por apresentar um currículo mal feito ou inadequado.

A seguir, aprenda as 10 regras para fazer um bom currículo, com o layout e conteúdo recomendados pelos principais profissionais da área:

1 – Dados pessoais:

Seu nome, endereço com CEP, telefone, e-mail e só. Idade e estado civil são opcionais. Não há necessidade de colocar número de RG e CPF, carteira profissional e nem título de eleitor. A função do currículo é conseguir uma entrevista pessoal – os documentos serão pedidos nas etapas seguintes. Para ser encontrado de forma rápida e fácil, mantenha seu e-mail e telefone atualizados.

2 – Objetivo:

Deixe claro a qual cargo você está se candidatando ou qual é a sua área de interesse.

3 – Formação:

Mencione os cursos de nível superior, de pós-graduação e especializações que fez, na ordem do último para o primeiro. Não se esqueça de colocar os anos de início e término de cada um e o nome completo das instituições. É inútil tentar impressionar quem vai ler seu currículo juntando todos os cursos rápidos que você fez.  Destaque apenas as realizações e os que realmente contribuíram para sua formação profissional.

4 – Experiência profissional:

Trata-se de um resumo relâmpago (máximo de dez linhas), sobre sua carreira, a ser exposto na primeira página. O leitor precisa entender sua evolução profissional numa rápida olhada, por isso seja direto. Inicie pela experiência mais recente e foque nos resultados alcançados.

5 – Histórico profissional:

Saliente apenas os cargos mais recentes. Inclua também data de admissão e de saída, o nome da empresa e o cargo. “O que interessa são as experiências dos últimos cinco ou dez anos”, diz Laís Passarelli, Head Hunter e sócia da Passarelli Consultores. Comente sobre o departamento que atuou e explique a sua importância para a empresa. Tente sintetizar suas principais realizações em no máximo duas linhas. Destaque projetos dos quais participou ou liderou, ou as metas atingidas.

6 – Idiomas:

Seja honesto, pois a informação colocada no currículo poderá ser checada. Se for fluente ou intermediário, diga apenas a verdade. Ajuda se mencionar que frequentou algum curso. Listar nomes dos certificados e intercâmbios culturais é aconselhável. Desculpas do tipo “meu inglês está enferrujado” não funcionam e podem até irritar os entrevistadores.

7 – Experiência internacional:

Mencione todas as atividades profissionais  que realizou fora do país. Esse tipo de experiência  profissional é uma das coisas mais valorizadas por empresas hoje em dia.

8 – Salários:

Não mencione pretensões salariais. É de péssimo tom. Mesmo que no anúncio informe para colocar a informação de quanto quer ganhar, não escreva ainda qual é o salário pretendido. Deixe para tratar desse assunto mais tarde. Dependendo do valor que colocar, isso já pode ser a primeira barreira entre o entrevistador e o candidato.

9 – Revisão:

Depois de pronto, precisa ler e reler o texto com muita atenção. Erros de português e de digitação passam ideia de falta de capricho.

10 – Quanto ao formato:

Texto: A melhor apresentação são folhas brancas (se for enviado em papel) com fontes clássicas, como Arial, Times New Roman ou Verdana. Clareza é fundamental, pois a pessoa que vai ler seu currículo precisa entender o que está escrito. Utilize uma linguagem simples para não deixar dúvidas de entendimento.

Número de páginas: O currículo deve ter no máximo duas páginas. Se o histórico profissional for muito grande, resuma as coisas principais na primeira página e depois dê os detalhes na página seguinte.

Evite discursos em primeira pessoa. “Em tempos em que o trabalho em equipe é super valorizado, um discurso centralizado no Eu pode sugerir que candidato não sabe trabalhar em grupo”, alerta Neussymar Magalhães, consultora da RHMC. Cuidado com uso da terceira pessoa, por exemplo: “implantou” o projeto de tecnologia, “implementou” isso ou aquilo, “fez” curso de… Falando assim, você corre o risco de cair no pedantismo. Negrito pode ser usado somente para destacar cargos e funções.

Fotos: Não envie foto anexa ao currículo. Antes de conhecer o rosto do candidato, os recrutadores querem saber de suas realizações e habilidades. Só envie foto se isso for realmente pedido e cuide para que seja uma 3×4 comportada.

Esperamos, de coração, que essas 10 regras para fazer um bom currículo o ajudem a preparar-se para a conquista do seu  novo emprego.

Deixa seu comentário. Compartilhe conosco suas ideias!

 

 

4 thoughts on “10 regras para fazer um bom currículo

  1. Gervásio José Martins disse:

    São regras objetivas, claras e práticas. Ajudarão quem deseja fazer um bom currículo e direcionar-se no mercado no trabalho.

    1. Yago Macedo disse:

      Olá Gervásio, estamos felizes que essa matéria tenha te ajudado.
      Estamos preparando novos posts interessantes e, caso tenha alguma sugestão, estamos a disposição.
      Atenciosamente,
      Equipe Auxiliar Talentos

  2. Não é sempre que comento em post. Mas sinceramente tenho que te agradecer pelo trabalho que faz. Realmente seu conteúdo é muito bom. Parabéns, e continue postando conteúdo de qualidade sempre.

    1. Yago Macedo disse:

      Olá Danilo, estamos felizes que essa matéria tenha te ajudado.
      Estamos preparando novos posts interessantes e, caso tenha alguma sugestão, estamos a disposição.
      Atenciosamente,
      Equipe Auxiliar Talentos

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